Medicina Ayurvédica
Ayurveda – termo que significa “ciência da vida” – é o sistema médico tradicional da Índia e também o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 4 mil anos de história, o foco desta ciência milenar não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma.
Dentro desta filosofia, o relacionamento entre o ser humano e o universo é intrínseco e não pode ser separado. Assim, o propósito deste sistema holístico e natural é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim é possível estar realmente saudável e feliz.
Para a ayurveda, a doença resulta de um fluxo impróprio da força de vida do corpo (prana). O objetivo é restabelecer a prana, que é determinada pelo equilíbrio de 3 qualidades corporais (doshas): vata (espaço e ar) pitta (fogo e água) e kapha (terra e água).
A maioria de nós possui uma constituição elemental e dosha dominante, e cada escolha pode acumular ou diminuir certos elementos no nosso corpo. Para entender como estes elementos se manifestam em nós, precisamos primeiro entender quem somos. Por isso, a ayurveda também é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento a ser explorada todos os dias pela arte da auto-observação e presença consciente.
Para o equilíbrio dos doshas, a ayurveda utiliza uma série de técnicas, como dietas, ervas, massagens, yoga e desintoxicação terapêutica (panchakarma). A escolha do tratamento depende das necessidades específicas de cada paciente.
A medicina ayurvédica é indicada para todas as pessoas que entendem que se cuidar é um processo constante e se propõe uma mudança completa de vida buscando mais saúde e bem-estar.