A acupuntura é uma das especialidades e um dos pilares da medicina tradicional chinesa. A técnica utiliza a inserção de agulhas finas e próprias (com espessura de dois fios de cabelo humano) em pontos específicos do corpo do paciente. O objetivo é trabalhar o reequilíbrio energético dos meridianos e, assim, tratar doenças e promover mais saúde e bem-estar.
Os pontos de acupuntura estão em sua maioria localizados em regiões ricas em terminações nervosas. Embora utilize agulhas, o método não causa nenhum desconforto. Pelo contrário, alivia dores do corpo e da alma de forma natural: a mensagem gerada pelos estímulos desses locais liberam neurotransmissores e desencadeiam efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes.
A acupuntura faz parte da história da humanidade. Além disso, a Organização Mundial de Saúde redigiu um relatório que recomenda o uso da técnica para mais de 200 doenças e sintomas, incluindo lombalgia, cefaleias, enxaquecas, náuseas e vômitos, rinite alérgica, depressão e ansiedade, efeitos colaterais da quimioterapia, entre outros.