Jin Shin Jyutsu é uma arte ancestral japonesa de harmonização da energia vital no corpo através das mãos e da respiração. Esta fisio-filosofia foi resgatada no início do século passado pelo japonês Jiro Murai, que aos 26 anos foi desenganado pelos médicos, mas a prática diária o manteve bem por mais 50 anos.
Murai lembrou-se de sábios que meditavam em jejum segurando os dedos em posturas específicas, chamadas mudrás, e decidiu fazer o mesmo. Depois de uma semana, ao contrário do que previam os médicos, ele conseguiu se recuperar.
De acordo com o Jin Shin Jyutsu, nosso corpo tem 26 travas de segurança ou centros de energia de cada lado. Para trabalhar essas áreas energéticas, basta envolver cada um dos seus dedos da mão que precisa de cura utilizando a outra mão, enquanto respira lentamente.
Cada dedo se refere a diferentes órgãos e emoções:
Além disso, cada uma das mãos simboliza um momento de vida. A mão direita trata o aqui e agora, enquanto a mão esquerda transforma as emoções passadas. Ao trabalhá-las todos os dias, você conseguirá eliminar bloqueios antigos e fortalecer seu sistema imunológico.